Escola Giramundo de Agroecologia e conhecimentos essenciais para a vida

04/11/2020.Instituto Giramundo Mutuando.0 Curtidas.0 Comentários

A Escola Giramundo de Agroecologia tem o objetivo de construir conhecimentos essenciais para a vida e contribuir para transformar realidades por meio do desenvolvimento humano, de modos de vida sustentáveis e da geração de autonomias em todas as áreas da existência humana com base na ética do comum, do bem viver e da solidariedade.

Curso de Agroecologia a distância

Será realizado por meio de uma plataforma EaD que ofereça cursos com fundamentação teórica e prática de qualidade utilizando-se de uma didática acessível, aprofundada e contextualizada. Com especialistas mundiais, os cursos estão organizados de forma coerente em vídeo e materiais didáticos específicos.

O acúmulo dos créditos de cada módulo permitirá a diplomação de especialista em Agroecologia. O que justifica a criação dessa Escola é que, atualmente, estes conhecimentos estão distribuídos de forma irregular na internet e existem muitos cursos de pouca qualidade e sem fundamentação teórica.

Com os cursos, é possível compreender cada tema e situá-los epistemologicamente no campo das ciências, além de entrar em contato com práticas contextualizadas.

Realizar a especialização completa amplia não somente a compreensão do assunto, mas também o campo de trabalho em articulação com outros países de língua portuguesa e espanhola, permitindo o intercâmbio de práticas e reflexões.

Planos para o futuro

Parte dos recursos arrecadados serão destinados à construção da Escola “física” de Agroecologia no campo e para custear bolsas destinadas as pessoas de relevância indicadas pelas organizações do campo agroecológico.

Os cursos poderão ser semipresenciais, a distância e terão lives, podcasts e materiais didáticos diversos. Há um módulo zero que todos os cursistas terão que necessariamente realizar gratuitamente.

Este módulo introdutório fala da crise planetária sistêmica e da Agroecologia como ciência, movimento e prática de superação da crise, composto por 4 aulas. Após o módulo introdutório (módulo zero), o Programa é composto de 8 módulos e mais um módulo final de síntese.

Os conteúdos podem ser acessados por meio de cursos avulsos, em módulos ou de forma integral, sem uma ordem obrigatória. Todas estas formas recebem certificação, mas para se obter o certificado de especialização completo, será necessário a realização de todos os módulos e a sistematização, na plataforma AGROECOLOGIA EM REDE, de uma experiência prática.

Participam da Plataforma professoras/es convidadas/os de reconhecimento internacional.

Conheça os módulos do Curso de Agroecologia

O Módulo 1 é o de Construção e Gestão do Conhecimento, onde encontra-se temas como: ciência da complexidade, ecopedagogia e saber ambiental, educação popular, investigação ação participativa, pedagogia da terra, pedagogia do alimento, educação comunitária, educação do campo, saberes populares e tradicionais e outras epistemologias, conhecimento instrumental e as narrativas hegemônicas, ecologia profunda, ecologia dos saberes, metodologias ativas, jogos cooperativos, teatro do oprimido, educação criativa, escolas verdes, arte-educação, pesquisa participativa, comunicação não violenta, manifestos e agendas globais, sistematização de experiências, camponês a camponês, comunicação popular, mídias independentes.

O Módulo 2 é o de Ecoagricultras, que versa sobre os seguintes temas: desenho, implementação e monitoramento de agroecossistemas sustentáveis e os fundamentos e práticas da agricultura orgânica, agricultura natural, agricultura biodinâmica, permacultura, agrofloresta, agricultura urbana, transição agroecológica, bioinsumos, mediadores de fertilidade, tecnologias sociais, legislação de produção orgânica, manejo ecológico de pragas e doenças a vida no solo, compostagem, manejo da fertilidade, adubação verde, monitoramento de indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas, plantas alimentícias não convencionais, caldas e biofertilizantes, hortas, criação animal agroecológica, aquicultura ecológica, apicultura nativa, consórcios, bancos de sementes, viveiros comunitários, plantas indicadoras e companheiras, polinizadores, mecanização de pequena escala.

Já o Módulo 3 é sobre Territórios e Sustentabilidade, e versará sobre: metabolismo social, território, biodiversidade, povos e comunidades tradicionais, justiça climática, água, energia e agricultura, movimentos sócoterritoriais, resiliência e mudanças climáticas, recursos genéticos e territórios, patentes sobre a vida, refugiados climáticos, direitos territoriais, impactos da mineração, aquíferos, externalidades, termodinâmica, objetivos do desenvolvimento sustentável, cooperação internacional.

O Módulo 4 é sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e conterá os seguintes temas: sistemas alimentares saudáveis sustentáveis, direito humano à alimentação adequada, políticas públicas de alimentação, culturas alimentares e territórios, relocalização do consumo, mercados locais, comunidade que sustentam a agricultura, feiras populares, slow food e outros movimentos alimentares, saúde e agricultura, vegetarianismo, alimentação viva, alimentos funcionais, jejum intermitente, fermentados, o intestino vivo, germinados, banco de alimentos, compras institucionais, educação alimentar e nutricional.

O módulo 5 versa sobre a questão de Gênero, Raça Geração e Etnia, onde se encontram os seguintes temas: direitos humanos, ecofeminismo, economia feminista, anti racismo, anti homofobia, envelhecimento e reprodução social no campo, juventude rural e urbana, territórios e etnias, decolonialismo, representatividade, igualdade, racismo e machismo estrutural, histórico do movimento feminista anti-racista e lgbtqq+, círculo de mulheres, movimentos lgbtq+, abolicionismo carcerário, cultura de rua, cultura do campo, movimento estudantil, educação anti-racista, quilombolas, povos indígenas, representação social e preconceito, contos infantis.

Já o módulo 6 é denominado de Movimento Social e Democracia Profunda e nele se encontram os seguintes temas: agricultura familiar e camponesa, agroecologia política, marxismo heterodoxo e as novas tradições dos estudos camponeses, questão agrária no século XXI, ecossocialismo, economia solidária, reforma agrária popular, organizações camponesas, redes e sociopráxis, movimento sindical, marcha mundial de mulheres, controle social, conselho e conferências populares, escola da cidadania, experiências comunais e anarquistas, movimentos globais pelo clima, municipalismo.

O módulo 7 é o de Memória Biocultural onde se estudam os seguintes temas: cosmovisões, coevolução, variabilidade genética, antropologia cultural, etnoecologia, história das agriculturas, ecologia e espiritualidade, cultura popular, ameaça dos transgênicos e semente como patrimônio dos povos a serviço da humanidade, ancestralidade, o mito da modernidade, ecologia sagrada, ritos e passagens, calendários lunares, autopoiesis, fabulações e narrativas tradicionais, sagrado feminino.

O módulo 8 é o que se refere ao Desenvolvimento Humano e Modos de Vida Sustentáveis, que traz os seguintes temas: economia ecológica, economia solidária, bioconstrução, autonomia energética, gestão de resíduos, movimento de ecovilas, ética do comum, bioética, cidadania planetária, bem viver, cultura de paz, saúde coletiva, auto cuidado, autonomia caseira, design permacultural, pequenas construções, trabalho com bambu, técnicas de produção, armazenamento e uso de água do sol e do vento, tintas com pigmentos naturais, os espaços urbanos, farmácia no quintal, naturopatia, parto humanizado e natural, plantas medicinais, direitos comuns, economia circular, sociocracia, banco do tempo, facilitação de grupos, pegada ecológica e moeda local.

Categories: Acontece
© 2019 Instituto Giramundo Mutuando. Todos os direitos reservados.
Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL
tel. +55 14 3354 7868 | contato@mutuando.org.br