ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA, SEMIPRESENCIAL E MODULAR

Objetivo

Construir saberes essenciais para a vida desde uma perspectiva agroecológica e contribuir para transformar realidades por meio do desenvolvimento humano e de modos de vida sustentáveis. Gerar autonomias em todas as áreas da existência humana com base na ética do comum, do bem viver e da solidariedade.

Você está sabendo da nossa nova campanha?

Clique aqui, saiba mais e mude o mundo!

Como

Por meio de uma plataforma EaD que ofereça cursos com fundamentação teórica e prática de qualidade sobre diversos temas que contemplem os conhecimentos essenciais para a vida.

Utilizando-se de uma didática acessível, aprofundada e contextualizada. Com especialistas mundiais, os cursos estão organizados de forma coerente em vídeo e materiais didáticos específicos.

O acúmulo dos créditos de cada módulo permitirá a diplomação em especialista em Agroecologia.

Porque

Atualmente, estes conhecimentos estão distribuídos de forma irregular na internet.

Existem muitos cursos de pouca qualidade e sem fundamentação teórica. Por meio da realização destes cursos é possível compreender, de forma mais ampla, cada tema e situá-los no campo das ciências, além de entrar em contato com inúmeras práticas contextualizadas.

Realizar a especialização completa amplia não somente a compreensão do assunto, mas também o campo de trabalho em articulação com outros países de língua portuguesa e espanhola, permitindo o intercâmbio de práticas e reflexões.

Parte dos recursos arrecadados serão destinados à construção da Escola de Agroecologia e bolsas serão destinadas às pessoas de relevância para suas comunidades.

Veja temário e metodologia a seguir

Passe o mouse ou o dedo sobre a mandala para ler sobre os módulos.

Metodologia

  • SEMI PRESENCIAL
  • ENSINO À DISTÂNCIA
  • LIVES, PODCASTS E ESTUDOS DE CASO
  • MATERIAIS DIDÁTICOS

No MÓDULO INTRODUTÓRIO falamos da crise planetária sistêmica e da Agroecologia como ciência, movimento e prática de superação da crise. São 6 aulas de 1h cada. Apresentamos os conceitos, autores e experiências de referência com a presença de especialistas nacionais e
internacionais.

Os módulos do CÍRCULO CONCEITUAL seguem a mesma lógica e podem ser acessadas de forma não sequencial. Diversos autores e autoras são convidadxs a apresentar os conceitos fundamentais.

O CÍRCULO PRÁTICO apresenta uma grande diversidade de práticas relativas a cada Módulo, complementando assim, os conhecimentos essenciais para a vida.

  • PRESENCIAL
  • COM ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO TRANSDISCIPLINAR
  • USO DE METODOLOGIAS ATIVAS
  • E PRÁTICAS DE CAMPO DESCENTRALIZADAS

3 modos de fazer os cursos

  • AVULSO – cursos de 20 a 40 minutos
  • MÓDULO – 8 módulos de 32h cada
  • ESPECIALIZAÇÃO COMPLETA com Módulo Síntese – 360h totais de aulas e a sistematização de uma experiência prática no AGROECOLOGIA EM REDE

 

Todos os modos serão certificados

Cadastro de Interessado

A ESCOLA DE AGROECOLOGIA E SABERES ESSENCIAIS PARA A VIDA responde à necessidade urgente de se construir conhecimentos de forma crítica sobre o contexto de crise que a humanidade passa a viver a partir de 2020 com a Pandemia da COVID-19.

O Objetivo é compreender, desde perspectivas epistemológicas, políticas e práticas, os processos próprios da Agroecologia, os sistemas agroalimentares, a sustentabilidade, os conflitos socioambientais, a memória biocultural, a saúde, o território, os modos de vida sustentáveis e suas práticas.

Desta forma, se pretende fortalecer as organizações e as experiências de transição para uma nova sociedade, mais ecológica, justa e harmônica.

O Programa é composto de 8 módulos mais um módulo introdutório e um final. Pode ser realizado por meio de cursos avulsos, em módulos ou de forma integral, sem uma ordem obrigatória.

Todas estas formas recebem certificação, mas para se obter o certificado de especialização completo, será necessário a realização de todos os módulos e a sistematização, na plataforma AGROECOLOGIA EM REDE, de uma experiência prática em qualquer um dos assuntos do temário.

Participam da Plataforma professoras/es convidadas/os de reconhecimento internacional.

© 2019 Instituto Giramundo Mutuando. Todos os direitos reservados.
Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL
tel. +55 14 3354 7868 | contato@mutuando.org.br