Fundado em 1998, o Instituto Giramundo Mutuando atua na articulação dos movimentos de Agroecologia, Segurança Alimentar, Economia Solidária, Igualdade e Justiça Social no Brasil e no mundo.
“Nossa missão é promover mudanças na sociedade, educar para transformar realidades, valorizar a diversidade e as relações solidárias por meio da Agroecologia.”
Entre as atuações do Instituto, há o fortalecimento de redes, a construção de consciência crítica, a defesa dos direitos sociais, a construção de políticas públicas, a realização de encontros e congressos, o desenvolvimento de programas de pesquisa, assessorias gratuitas e trabalho de campo junto às inúmeras famílias do campo e da cidade, realização de cursos livres, técnicos e de extensão em assuntos da Agroecologia, Segurança Alimentar, Economia Solidária, Igualdade e Justiça Social, além de criação de materiais didáticos e educativos inéditos. Além disso, incubamos empreendimentos sociais gerando alternativas de renda e trabalho para mulheres, pessoas negras e jovens.
O instituto em números
26 anos de experiência
Mais de 8.500 mil participantes nas atividades educativas
6 empreendimentos sociais encubados
8 Políticas Públicas Nacional, Estadual e Municipal criadas
Apoio a criação e desenvolvimento de 3 Núcleos de Agroecologia
Apoio a 2 grupos de mulheres
Participação em 4 Conselhos de Controle Social, incluindo o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Participação da promoção da Feira Municipal Coopera Preta
Atendimento a 3 Assentamentos da Reforma Agrária com mais de 2.000 famílias assessoradas gratuitamente
Mais de 1000 mil m2 de sistemas agroecológicos implantados
90 mil árvores plantas
Recuperação de 900 hectares de pastagens, diversas nascentes e áreas degradadas
30 cadernos e livros didáticos produzidos e distribuídos em todo Brasil
Realização de 3 edições do Encontro Internacional de Agroecologia – EIA, tendo reunido mais de 80 palestrantes do mundo todo e 4.000 participantes
O instituto no mundo
Representante Brasileiro na Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar – People´s Coalition of Food Sovereignty – PCFS
Membro do Observatório de Pesquisa Latinoamericano de Soberania Alimentar e Agroecologia – OSALA e do Centro de Ciência e Tecnologia de Soberania e Segurança Alimentar – INTERSSAN
Acreditamos
No Potencial Transformador Do Ser Humano;
Na Reconexão Humano-natureza;
Na Reconstituição Dos Sistemas Naturais;
Na Capacidade Organizativa Das Comunidades;
Na Poder Dos Jovens E Das Mulheres;
Nas Relações Econômicas Mais Justas E Solidárias;
No Poder Da Comunicação Independente e democrática;
Na Soberania Alimentar;
Na Autonomia Dos Povos;
No Poder Da Semente Crioula;
Na Promoção Da Cultura De Paz;
No Reparto Justo Dos Recursos Como Solução Da Desigualdade;
Beatriz Stamato é Psicóloga, PHD em Educação, Inovação Curricular e Prática Sócio Educativa. É fundadora do Instituto Giramundo e determinada em criar novos caminhos para a construção de uma sociedade mais justa. Possui ampla experiência com trabalho de grupos, projetos de Investigação Ação Participativa e Educação em Agroecologia. Já lecionou em duas universidades públicas brasileiras e desenvolveu materiais didáticos e jogos cooperativos nas áreas Sustentabilidade, Agroecologia, Agroextrativismo, entre outros. É professora colaboradora da Universidade de Córdoba e Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha. No Giramundo, Bia é mente, olhos e braços para que tudo aconteça da melhor forma possível.
Rodrigo Machado Moreira Coordenação de Projetos Científicos – rodrigo@mutuando.org.br
Rodrigo é veterinário, PHD em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade de Córdoba – Espanha. Se dedica a praticar os princípios da Agroecologia na vida e na profissão. Foi professor de Agroecologia e Extensão Rural na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e atualmente é membro do colegiado coordenador do NERA – Núcleo de Extensão Rural Agroecológica, na UEPB. É membro fundador do Instituto Giramundo Mutuando, onde coordena as áreas de Extensão Rural e Agroecologia. É consultor de Agroecologia e Produção Orgânica em projetos do Governo Federal e é professor colaborador da Universidade de Córdoba e Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha.
Agda Cristina Jacyntho é formada em Administração e em Gestão de Agronegócios. Desde 2012 atua no Instituto, e a partir de sua longa experiência em gestão, cuida muito bem da organização para que a organização cuide bem das pessoas. É mãe do Pedro e ama estar envolvida com causas socioambientais.
Renata Freitas de Almeida Diretora Administrativa – renata@mutuando.org.br
Administradora com experiência de 30 anos no ramo, pós graduada em Planejamento de Marketing e Mídias Sociais, mãe do Diego e do Bruno. Apaixonada pela vida e pelos amigos, caiu de paraquedas no Giramundo e foi tomada pela energia do trabalho social coletivo. Inovadora trazendo sempre novas soluções para a melhoria do Instituto.
Fabiano Godoy Jr. Técnico de Campo – fabiano@mutuando.org.br
Fabiano Godoy Junior, ecólogo e consultor ambiental com experiencia em geoprocessamento. Acredita na agroecologia para a transformação da sociedade, ele vê na harmonia da natureza a chave para a transformação social. Amante de belas paisagens, fotografia e da aves que voam livremente pelo céu. Fabiano atua na execução e captação de projetos.
Luis Renato Lopes Conselheiro Fiscal – luisrenato@mutuando.org.br
Luis Renato é Engenheiro Florestal, com 15 anos de experiência em SAFs na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. Se dedica aos povos tradicionais e já foi consultor do Ministério da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente.
Juliana Bassetto Conselheira Fiscal
Juliana Bassetto é sagitariana, mãe e faz parte da Mutuando de forma comprometida. Nos ensina a ter otimismo e garra. Adora viajar em meio à natureza, e acredita que a Agroecologia pode mudar o mundo. Gestora do Mina Retrô
Márcia Valeriano da Costa Gestora do Mina Retrô
Márcia Valeriano da Costa é mãe, artesã, apaixonada por moda, apoiadora da moda sustentável, não aceita que nossas roupas explorem pessoas ou destrua nosso planeta, com amor cuida do Brechó Mina Retrô Friperie. Também apoia a agroecologia e faz parte do time de gestão do Arma-zen do Giramundo. Marcia é uma pessoa alto astral e seu sorriso ilumina nossas vidas.