Articulamos
Articulamos
Fomentamos, apoiamos e participamos de diversas redes. Acreditamos que somente assim podemos mudar realidades.
Conheça algumas das articulações e redes que fazemos parte:
Participamos da Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA) desde 2001 e da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA desde 2002. Já elaboramos diversos projetos e realizamos muitos eventos para a APA, que conta com mais de 200 organizações e milhares de famílias agricultoras envolvidas.
Compomos a Rede Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar (PCFS – People´s Coalition for Food Sovereignty) desde 2013. Esta rede articula mais de 360 organizações da sociedade civil da Ásia, África e América, com a finalidade de incidência política nos espaços decisórios mundiais em favor da Soberania Alimentar.
Somos participantes do Coletivo Feminista de Botucatu, que articula outros coletivos da cidade, como o Coletivo Genis, o Feminóia, o Círculo de Afrodite, entre outros. Acreditamos que sem feminismo, não há Agroecologia e que, somente igualando direitos, podemos construir uma nova sociedade.
Participamos da rede que criou o Programa Gigante Guarani que visa construir projetos para preservar o Sistema Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório de água doce do mundo, constantemente ameaçado por práticas agrícolas insustentáveis, como monocultivos, uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes químicos, desmatamentos, entre outros.
Compomos, ainda, Conselhos Municipais entre outros, como o de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN – Botucatu), o de Políticas para Mulheres e o de Manejo da Área de Proteção Ambiental Botucatu-Corumbataí-Tejupá. Em todos os conselhos contribuímos na construção de alternativas que passam pela valorização da Agricultura Familiar, da Mulher e da Agroecologia.
Pesquisamos
Fazemos Ciência com as pessoas, garantindo a participação da comunidade desde a elaboração dos objetivos até a monitoramento dos resultados. Agroecologia se faz por meio de experimentação participativa. É no processo de construir conhecimento agroecológico que se educa e se investiga, de forma horizontal e atendendo as demandas das pessoas.
Conheça alguns dos Projetos de pesquisa que já realizamos:
Núcleo de Apoio a Extensão Rural Agroecológica no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia: diálogos inter-científicos e a construção do conhecimento agroecológico nas regiões centro oeste e sudoeste do Estado de São Paulo. Desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2014 a 2017
Extensão Rural Agroecológica no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia: unidades de referência, formação de formador, redes de apoio técnico e de consumo e mecanismos participativos de garantia da qualidade orgânica” desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2012-2013
Transição Agroecológica: sistematização e avaliação das estratégias de ATER do Programa de Extensão Rural Agroecológica – PROGERA no centro-sul e sudoeste do Estado de São Paulo desenvolvido com a UFRRJ” e apoiado pelo CNPq. – 2009 a 2011
Agroecologia e educação ambiental no ensino superior: construindo uma nova profissão por meio do ensino e a prática da extensão rural agroecológica nas diferentes regiões do País. Desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2009 a 2010
Fomento à rede de pesquisa participativa e ATER agroecológica através da formação de agentes agroflorestais no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia. Desenvolvido em parceria com o IEA e apoiado pelo CNPq – 2008 a 2010
Alimentação animal, geração de renda e melhoria da qualidade de sistemas de produção animal do Assentamento Zumbi dos palmares. Desenvolvido com apoio do CNPq. 2006 a 2008
O Giramundo integra o grupo Ibero-americano de pesquisa ligado a iniciativa OSALA – Obervatório de SIstematização de Experiências Agroecológicas na América Latina e o Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP – Universidade Estadual Paulista.
Educamos e aprendemos
O Instituto realiza diversas atividades e eventos em âmbito municipal, regional, nacional e internacional.
Conheça alguns eventos que desenvolvemos:
Em julho de 2001 realizou o I Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e a Feira Regional de Produtos Orgânicos, Artesanato e Cultura de Botucatu e Região. O Encontro reuniu 600 participantes de 14 estados brasileiros e 5 paises, com repercussão nacional e internacional. A Feira foi visitada por 1500 pessoas da região (ver www.mutuando.org.br).
Em janeiro de 2002 a Organização realizou o evento “Façamos do Mundo a Terra de Todos”, que contou com atividades culturais diversas, sensibilizando a população local a respeito da questão do uso sustentável da terra no Brasil e no Mundo.
Ainda em 2002, em parceria com as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botucatu, o Instituto realizou a Oficina Geradora de Turismo Ecológico destinada a pensar o turismo em Botucatu, por meio do enfoque participativo.
I Fórum Local de Desenvolvimento Sustentável, realizado em junho de 2005, o qual envolveu 23 organizações como co-organizadoras do evento.
O Giramundo realizou, em agosto de 2005, o II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, que contou com a participação de 400 agricultores de todo o Estado de São Paulo e 1000 profissionais e estudantes da área das Ciências Agrárias de âmbito nacional.
Em junho de 2007 realizou o Seminário Nacional de formação em Agroecologia fortalecendo e concretizando em âmbito nacional seu papel de formador sobre o tema.
Em 2013 realizamos o III Encontro Internacional de Agroecologia, trazendo 80 palestrantes do mundo todo e 2.300 participantes durante quatro dias em Botucatu
Em 2016 realizamos a Feira de Saberes, Sabores e Sementes e já estamos na terceira edição.
Comunicamos
Comunicamos a Agroecologia de diversas formas, nas atividades diárias com agricultores e consumidores, em atividades educativas, na RadioGira, na elaboração de materiais educativos diversos, de filmes e reportagens e nas redes sociais.
Baixe nossas Cartilhas Agroecológicas
Assista a alguns momentos do Instituto:
Desenvolvemos projetos
Desde 1998 o Instituto desenvolve projetos socioambientais de Desenvolvimento Sustentável junto às comunidades onde atua. Estes projetos receberam apoios governamentais, tais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério de Ciência e Tecnologia – CNPq, Prefeitura Municipal de Botucatu, Conselho da Criança e do Adolescente, entre outros. Recebemos apoios privados, com doações individuais de sócios contribuintes, doação internacional (Brazil Foundation) e doação de outras organizações como a FASE e a WWF-Brasil.
Conheça os principais projetos e programas:
Programa de Educação para o Consumo Consciente – desde 2008
Projeto Alimentação animal, geração de renda e melhoria da qualidade ambiental dos sistemas de produção animal – desde 2006.
Programa Gigante Guarani – Recuperação de nascentes e proteção da biodiversidade em corredores da Mata Atlântica sobre áreas de recarga do Sistema Aqüífero Guarani – desde 2006
Programa de apoio às mulheres e jovens na Agroecologia – desde 2005:
Segurança Alimentar e Geração de Renda nos Quintais;
Produção e beneficiamento de fitoterápicos produzidos por coletivos de mulheres de Itapeva
Formação de jovens rurais em Agroecologia
Programa de Formação de Quadros de ATER – formando jovens para o trabalho com Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica – desde 2004
PROGERA – Programa de Extensão Rural Agroecológica de Botucatu e Região – desde 2001
Projeto de Coleta Seletiva de lixo em parceria com a ACERVI e prefeitura municipal de Cerqueira César – de 1998 até 1999
O Resultado deste trabalho está expresso nos números abaixo:
Uma loja de comércio justo e solidário de produtos orgânicos, agroecológicos, artesanais e da agricultura familiar e camponesa. Ajudamos famílias produtoras a gerar renda e damos acesso à produtos de qualidade com preços acessíveis, popularizando o consumo de produtos orgânicos e naturais.
Queremos:
Um espaço físico compartilhado, onde cada profissional tem autonomia para desenvolver seus trabalhos, reuniões, projetos, cursos e outras atividades práticas, além de conhecer, interagir, e se inspirar com profissionais de outras áreas. O princípio que rege este ambiente é aquele por trás de uma nova economia, uma nova sociedade e um novo estilo de vida. Somos solidários, criativos e colaboramos criando sinergias entre nossas profissões, talentos e ideais. Acreditamos que todo mundo trabalha melhor quando trabalha junto e por isso criamos um espaço especial e inovador.
Queremos:
Promover, de forma criativa, inovadora e colaborativa, iniciativas, projetos e ações para a comunidade de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento, com base em modelos sociais, profissionais e econômicos sustentáveis.
A Produtora de Conteúdos Mutuando é uma iniciativa do Instituto que visa registrar as atividades educativas realizadas e disponibiliza-las para acesso via internet. Os cursos serão de Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Plantas Medicinais, Pecuária Leiteira Ecológica, entre outros. Associado a este trabalho, pretendemos disponibilizar, em breve, uma especialização on line realizada por professores renomados, dando acesso a toda a população que se interesse pelo tema.
Somos um coletivo de comunicadorxs independentes, produtorxs de informação de qualidade e programadorxs musicais experientes. Uma rádio na web que pode ser acessada livremente de qualquer parte do planeta. Seu conteúdo é produzido de forma colaborativa, por pessoas interessadas em construir uma programação diversa, com muita qualidade, músicas de todo o mundo, informação atual e conteúdo próprio.
Queremos:
Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL
tel. +55 14 3354 7868
contato@mutuando.org.br