Lançamento do Gigante Guarani apresenta resultados positivos

16/09/2019.Instituto Giramundo Mutuando.0 Curtidas.0 Comentários

O lançamento da nova fase do Gigante Guarani no final do mês de maio atingiu o objetivo de dar publicidade ao projeto na região e realizar uma série de atividades como palestras, teatro e exposição.

Autoridades e convidados dos municípios que apoiam o Projeto compareceram ao evento realizado no auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas, na fazenda Lageado, que contou também com representantes da imprensa regional. Um total de 181 estiveram presentes e houve boa repercussão nas mídias regionais e sociais. O evento também proporcionou articulação entre representantes de diversas instituições governamentais e da sociedade civil, configurando um potencial apoio futuro ao Projeto.

O professor Caio Antonio Carbonari, diretor presidente da  Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf / Unesp), instituição  que atua na coordenação geral e gestão financeira do projeto, ressaltou a importância das parcerias e a influência que o Gigante Guarani pode ter nas políticas públicas da região: “O programa Gigante Guarani é grandioso em muitos aspectos, mas destaca-se por reunir pessoas e instituições para recompor a vegetação nativa associada à geração de renda para os produtores rurais e, dessa forma, atender os três grandes pilares da sustentabilidade: o ambiental, o econômico e o social. Além disso, certamente os resultados do projeto vão influenciar as políticas públicas para a garantia do desenvolvimento sustentável na região, consequentemente trazendo ganhos à qualidade de vida da nossa população”.

Raphael Duarte Stein, gerente do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES, também destacou a importância das parcerias para a execução do projeto. “Sabemos que não é fácil executar um projeto desse porte. Essa parceria entre todas as instituições, incluindo as prefeituras, é fundamental para que haja sucesso. O BNDES acredita que quando se chega numa propriedade rural com um pacote completo, que envolve assistência técnica para melhoria da produtividade, juntamente com a parte ambiental, a chance de convencimento do proprietário rural é maior. Acreditamos muito que esse projeto atingirá seus objetivos”.

Representantes dos municípios beneficiados também mostraram sua confiança nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e manifestaram sua disposição de colaborar para que os objetivos possam ser atingidos.  O prefeito de Itatinga, João Bosco Borges, disse acreditar que teremos a felicidade de ver nossas matas recompostas, com ganhos bastante significativos para as futuras gerações da região. Já  o diretor de meio ambiente de Pardinho,  Nivaldo Cruz, afirmou que o projeto parte do princípio de conscientizar o produtor rural que é na sua propriedade que a proteção acontece e que ele tem uma responsabilidade grande na preservação dos recursos naturais, em especial a água.

O titular da Secretaria Municipal do Verde em Botucatu, Márcio Piedade Vieira, destacou que, embora o município não seja diretamente beneficiário do projeto, está solidário com o trabalho desenvolvido nos municípios vizinhos, que beneficiam a região como um todo.

Também se manifestaram integrantes das equipes que compõe o Programa Gigante Guarani, como a professora Renata Fonseca, da Fepaf, a diretora do Instituto Giramundo, Beatriz Stamato, e o ecólogo do Instituto Itapoty Murilo Gambato de Mello.

Foram realizadas palestras magistrais sobre  “Restauração de Ecossistemas Florestais: Histórico, Avanços e Desafios” pela professora Vera Lex Engel da FCA/UNESP; “Adequação Ambiental em Pequenas Propriedades Rurais na Mata Atlântica”, pela professora Natália Guerin, também  da FCA/UNESP;   “Atuação da CATI na Região: Programas e Projetos voltados à Conservação”, por Julio César T. Romeiro da CATI;  “O que são e qual é a importância das áreas de recarga do Aquífero Guarani?” pela doutora Ana Paula Justo do Serviço Geológico do Brasil.

O evento finalizou com a peça teatral “Água de Pedra”, sobre a formação do Aquífero Guarani e uma visita guiada ao trailer do Museu de Mineralogia Aitiara. estacionado em frente ao auditório.

Clique no link abaixo para ver os conteúdos das palestras
Palestras

Categories: Acontece
© 2019 Instituto Giramundo Mutuando. Todos os direitos reservados.
Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL
tel. +55 14 3354 7868 | contato@mutuando.org.br