ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA, SEMIPRESENCIAL E MODULAR
A Escola Giramundo de Agroecologia Online está oferecendo gratuitamente os seguintes cursos introdutórios:
Histórico e principais autores da Agroecologia; Agroecossistemas, agriculturas de base ecológica e dimensões da transição agroecológica; Agroecologia Política, Expressões e Práticas da Agroecologia, Princípios Epistemológicos e Metodológicos da Agroecologia; Pedagogia do Alimento e o Diálogo de Saberes: Agroecologia e outros Saberes Ancestrais; Movimentos Sociais e Agroecologia.
Conceitos básicos em Agroecologia; a importância das sementes; co-evolução; memória biocultural; biodiversidade; agrobiodiversidade; fundamentos da Etnobotânica; Racismo ambiental. Processos, técnicas, redes, experiências e iniciativas sociais em produção, coleta, beneficiamento, armazenamento, germinação e comercialização de sementes florestais e crioulas. Semeadura direta com muvuca de sementes. Desafios envolvidos na valorização de sementes agroecológicas.
Cursos realizados no âmbito do Projeto Gigante Apuã, realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Giramundo Mutuando, o Intersan (Centro de Ciência e Tecnologia para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) da UNESP de Botucatu e a FUNDIBIO (Fundação de Biociência de Botucatu), com financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA, SEMIPRESENCIAL E MODULAR
Objetivo
Construir saberes essenciais para a vida desde uma perspectiva agroecológica e contribuir para transformar realidades por meio do desenvolvimento humano e de modos de vida sustentáveis. Gerar autonomias em todas as áreas da existência humana com base na ética do comum, do bem viver e da solidariedade.
Como
Por meio de uma plataforma EaD que ofereça cursos com fundamentação teórica e prática de qualidade sobre diversos temas que contemplem os conhecimentos essenciais para a vida.
Utilizando-se de uma didática acessível, aprofundada e contextualizada. Com especialistas mundiais, os cursos estão organizados de forma coerente em vídeo e materiais didáticos específicos.
O acúmulo dos créditos de cada módulo permitirá a diplomação em especialista em Agroecologia.
Porque
Atualmente, estes conhecimentos estão distribuídos de forma irregular na internet.
Existem muitos cursos de pouca qualidade e sem fundamentação teórica. Por meio da realização destes cursos é possível compreender, de forma mais ampla, cada tema e situá-los no campo das ciências, além de entrar em contato com inúmeras práticas contextualizadas.
Realizar a especialização completa amplia não somente a compreensão do assunto, mas também o campo de trabalho em articulação com outros países de língua portuguesa e espanhola, permitindo o intercâmbio de práticas e reflexões.
Parte dos recursos arrecadados serão destinados à construção da Escola de Agroecologia e bolsas serão destinadas às pessoas de relevância para suas comunidades.
Passe o mouse ou o dedo sobre a mandala para ler sobre os módulos.
Metodologia
No MÓDULO INTRODUTÓRIO falamos da crise planetária sistêmica e da Agroecologia como ciência, movimento e prática de superação da crise. São 6 aulas de 1h cada. Apresentamos os conceitos, autores e experiências de referência com a presença de especialistas nacionais e
internacionais.
Os módulos do CÍRCULO CONCEITUAL seguem a mesma lógica e podem ser acessadas de forma não sequencial. Diversos autores e autoras são convidadxs a apresentar os conceitos fundamentais.
O CÍRCULO PRÁTICO apresenta uma grande diversidade de práticas relativas a cada Módulo, complementando assim, os conhecimentos essenciais para a vida.
3 modos de fazer os cursos
Todos os modos serão certificados
Cadastro de Interessado
A ESCOLA DE AGROECOLOGIA E SABERES ESSENCIAIS PARA A VIDA responde à necessidade urgente de se construir conhecimentos de forma crítica sobre o contexto de crise que a humanidade passa a viver a partir de 2020 com a Pandemia da COVID-19.
O Objetivo é compreender, desde perspectivas epistemológicas, políticas e práticas, os processos próprios da Agroecologia, os sistemas agroalimentares, a sustentabilidade, os conflitos socioambientais, a memória biocultural, a saúde, o território, os modos de vida sustentáveis e suas práticas.
Desta forma, se pretende fortalecer as organizações e as experiências de transição para uma nova sociedade, mais ecológica, justa e harmônica.
O Programa é composto de 8 módulos mais um módulo introdutório e um final. Pode ser realizado por meio de cursos avulsos, em módulos ou de forma integral, sem uma ordem obrigatória.
Todas estas formas recebem certificação, mas para se obter o certificado de especialização completo, será necessário a realização de todos os módulos e a sistematização, na plataforma AGROECOLOGIA EM REDE, de uma experiência prática em qualquer um dos assuntos do temário.
Participam da Plataforma professoras/es convidadas/os de reconhecimento internacional.