Fundado em 1998, o Instituto Giramundo Mutuando atua na articulação dos movimentos de Agroecologia e Segurança Alimentar no Brasil e no mundo.


“Estamos na missão de promover mudanças na sociedade, educar para transformar realidades, valorizar a diversidade e as relações solidárias por meio da Agroecologia e do Desenvolvimento Sustentável.”

Entre as atuações do Instituto, há a realização de vários encontros e congressos sobre o tema, desenvolvimento de programas de pesquisa, assessorias gratuitas e trabalho de campo junto às inúmeras famílias agricultoras, realização de cursos livres, técnicos e de extensão em assuntos da Agroecologia, além de criação de materiais didáticos e educativos inéditos.

Diante do contexto político e econômico no país e no mundo, em 2017, o Instituto sentiu a necessidade de se reinventar na forma de como manter a sua estrutura e a viabilização dos programas e projetos de Agroecologia. Desta forma, alguns empreendimentos sociais foram criados: Arma-Zen, Co-labore e RadioGira. O que esses subsitemas têm em comum é a possibilidade de colocar a Agroecologia em pauta na sociedade, além de criar uma rede de associados apoiadores e comprometidos com o trabalho do Giramundo Mutuando.


O instituto em números


O instituto no mundo

• Representante Brasileiro na Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar - People´s Coalition of Food Sovereignty - PCFS

• Membro do Observatório de Pesquisa Latinoamericano de Soberania Alimentar e Agroecologia - OSALA e do Centro de Ciência e Tecnologia de Soberania e Segurança Alimentar - INTERSSAN


Acreditamos

  • No Potencial Transformador Do Ser Humano;
  • Na Reconexão Humano-natureza;
  • Na Reconstituição Dos Sistemas Naturais;
  • Na Capacidade Organizativa Das Comunidades;
  • Na Poder Dos Jovens E Das Mulheres;
  • Nas Relações Econômicas Mais Justas E Solidárias;
  • No Poder Da Comunicação Independente e democrática;
  • Na Soberania Alimentar;
  • Na Autonomia Dos Povos;
  • No Poder Da Semente Crioula;
  • Na Promoção Da Cultura De Paz;
  • No Reparto Justo Dos Recursos Como Solução Da Desigualdade;
  • No Trabalho Coletivo;
  • Na Vida Em Comunidade;
  • Na Educação Emancipadora.

Nossa comunidade



Conselho administrativo

Diretora geral Beatriz Stamato bia@mutuando.org.br
Diretora financeira Agda Stolf agda@mutuando.org.br

Conselho fiscal

Titular Conselho Fiscal Júlio Pinhel julio@mutuando.org.br
Titular Conselho Fiscal Luis Renato Lopes luisrenato@mutuando.org.br
Suplente Conselho Fiscal Rodrigo M. Moreira rodrigo@mutuando.org.br
Suplente Conselho Fiscal Alexandre Junqueira alexandre@mutuando.org.br

Beatriz Stamato

Coordenação Geral - bia@mutuando.org.br

Beatriz Stamato é Psicóloga, PHD em Educação, Inovação Curricular e Prática Sócio Educativa. É fundadora do Instituto Giramundo e determinada em criar novos caminhos para a construção de uma sociedade mais justa. Possui ampla experiência com trabalho de grupos, projetos de Investigação Ação Participativa e Educação em Agroecologia. Já lecionou em duas universidades públicas brasileiras e desenvolveu materiais didáticos e jogos cooperativos nas áreas Sustentabilidade, Agroecologia, Agroextrativismo, entre outros. É professora colaboradora da Universidade de Córdoba e Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha. No Giramundo, Bia é mente, olhos e braços para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Rodrigo Machado Moreira

Coordenação de Projetos Científicos - rodrigo@mutuando.org.br

Rodrigo é veterinário, PHD em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade de Córdoba - Espanha. Se dedica a praticar os princípios da Agroecologia na vida e na profissão. Foi professor de Agroecologia e Extensão Rural na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e atualmente é membro do colegiado coordenador do NERA – Núcleo de Extensão Rural Agroecológica, na UEPB. É membro fundador do Instituto Giramundo Mutuando, onde coordena as áreas de Extensão Rural e Agroecologia. É consultor de Agroecologia e Produção Orgânica em projetos do Governo Federal e é professor colaborador da Universidade de Córdoba e Universidade Internacional de Andaluzia, Espanha.

Agda Stolf

Diretoria Financeira - agda@mutuando.org.br

Agda Cristina Jacyntho é formada em Administração e em Gestão de Agronegócios. Desde 2012 atua no Instituto, e a partir de sua longa experiência em gestão, cuida muito bem da organização para que a organização cuide bem das pessoas. É mãe do Pedro e ama estar envolvida com causas socioambientais.

Cris Aoki

Coordenação Comunicação - cris@mutuando.org.br

Designer gráfico de formação e Mestra em Mídia e Comunicação pela Goldsmiths College - Universidade de Londres. Cristiane é tambémuma simpatizante das causas sócio-ambientais e humanitárias, combinando sua paixão por fotografia e educação. Por 6 anos trabalhou mundo afora com o fotojornalista Peter Caton, colaborando em vários projetos para ONGS e Agências Internacionais na Europa, Ásia, África e América do Sul. No Brasil, atuou por 5 anos como professora universitária na Universidade Senac SP, nos cursos de BA em Design e Fotografia. De volta à terra de origem, Cristiane entrou no Giramundo e à equipe do Co-labore em 2017.

Luis Renato Lopes

Técnico de Campo - luisrenato@mutuando.org.br

Luis Renato é Engenheiro Florestal, com 15 anos de experiência em SAFs na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. Se dedica aos povos tradicionais e já foi consultor do Ministério da Agricultura e do Ministério do Meio Ambiente.

Alexandre Junqueira

Técnico de Campo - alexandre@mutuando.org.br

Alexandre é Biólogo e Agroecólogo, com 9 anos de experiência com SAFs, tem Mestrado nesta área e já realizou diversos cursos relacionados ao tema. É paciente e observador, características importantes para um olhar cuidadoso com a natureza.

Flavia Altenfelder

Gestão Arma-Zen - flavia@mutuando.org.br | armazen@mutuando.org.br

É uma cientista social inquieta com os desequilíbrios do mundo e instigada pelas relações humanas. Já foi produtora rural, ao mesmo tempo que realizou cursos, formações e vivências sobre agroecologia, agrofloresta, permacultura e agricultura biodinâmica. Fez a formação de professores Waldorf e é fundadora da Fazenda Malabar, onde foi por dois anos, gestora, coordenadora, agricultora, administradora e vendedora de uma horta orgânica agroflorestal. Em Botucatu segue atuando nesta área, agora no Giramundo e na equipe do Arma-Zen.

Vinícius Nunes Alves

Voluntário Giramundo/Arma-Zen

Vinícius é Biólogo pela UNESP, Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela UFU. Tem experiência em Inventário e Conservação de mamíferos de médio e grande porte, em Educação segundo concepções de Paulo Freire e Humberto Maturana, em influência do fogo sobre a fenologia de plantas do cerrado savânico, em educação ambiental com a ONG S.O.S Cuesta de Botucatu e em ciclagem de nutrientes (solo-serapilheira) no cerrado savânico. Tem formação complementar em Permacultura (Curare) e é praticante de Budismo. É membro voluntário do Instituto Giramundo Mutuando, no qual colabora em reuniões de planejamento de atividades, colabora com a organização e promoção do Arma zen, assim como de feiras agroecológicas.

César Trevelin

Voluntário Giramundo/Co-labore - colabore@mutuando.org.br

César é formado em Ciências Biológicas pela UNESP. Fez instrumentação em Fotografia Científica Ambiental, treinamento técnico em Ilustração Botânica (UNESP) e aperfeiçoamento em Ilustração Científica (UFTM). Trabalha como freelancer com comunicação científica (fotografias, ilustrações, diagramação de pranchas, logotipos). Também atua na área da Permacultura junto ao Grupo Curare e como voluntário no Giramundo.

Ana Carolina Dessotti

Voluntário Giramundo/Co-labore - colabore@mutuando.org.br

Mente inquieta e fascinada pela linguagem e comunicação, se formou em Letras e em seguida começou uma pós graduação na área de Comunicação e Marketing. Atraída por ideais cooperativos e sustentáveis, consciente da importância dos movimentos locais e da troca justa, hoje colabora com a parte de divulgação em mídias sociais do Co-Labore.

Carla Tenore

Gestão Rádio Gira - contato@radiogira.org.br

Carla é formada em Propaganda e Marketing, e também em Rádio e TV. Já fez programas nas rádios Eldorado e Transamérica, foi apresentadora na Bandeirantes e TV Record. Carla é super ligada em música, cultura e arte.Trabalhou na vertente do hip-hop como DJ, abrindo shows de músicos como Sandra de Sá, Racionais, Criolo, Emicida entre outros.

Yuri de Oliveira Camargo Huanca

Estagiário - contato@radiogira.org.br

Yuri chegou no Giramundo através do Programa ‘Ecomunicando’ dedicado aos jovens. Foi abraçado pelo Instituto e hoje Yuri é um músico motivado, responsável pela programação musical e pelos apoios culturais da Radio Gira.

Hadassa Batista Domingues

Estagiária

Hadassa é uma jovem comprometida com o meio ambiente, gosta das plantas e dos animais e está na equipe do Instituto aprimorando suas capacidades e conhecimentos sobre Agroecologia, cuidando do nosso pequeno viveiro de mudas.

Parcerias