Articulamos

Fomentamos, apoiamos e participamos de diversas redes. Acreditamos que somente assim podemos mudar realidades.

Conheça algumas das articulações e redes que fazemos parte:

Participamos da Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA) desde 2001 e da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA desde 2002. Já elaboramos diversos projetos e realizamos muitos eventos para a APA, que conta com mais de 200 organizações e milhares de famílias agricultoras envolvidas.

Compomos a Rede Coalizão dos Povos pela Soberania Alimentar (PCFS – People´s Coalition for Food Sovereignty) desde 2013. Esta rede articula mais de 360 organizações da sociedade civil da Ásia, África e América, com a finalidade de incidência política nos espaços decisórios mundiais em favor da Soberania Alimentar.

Somos participantes do Coletivo Feminista de Botucatu, que articula outros coletivos da cidade, como o Coletivo Genis, o Feminóia, o Círculo de Afrodite, entre outros. Acreditamos que sem feminismo, não há Agroecologia e que, somente igualando direitos, podemos construir uma nova sociedade.

Participamos da rede que criou o Programa Gigante Guarani que visa construir projetos para preservar o Sistema Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório de água doce do mundo, constantemente ameaçado por práticas agrícolas insustentáveis, como monocultivos, uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes químicos, desmatamentos, entre outros.

Compomos, ainda, Conselhos Municipais entre outros, como o de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN – Botucatu), o de Políticas para Mulheres e o de Manejo da Área de Proteção Ambiental Botucatu-Corumbataí-Tejupá. Em todos os conselhos contribuímos na construção de alternativas que passam pela valorização da Agricultura Familiar, da Mulher e da Agroecologia.

Pesquisamos

Fazemos Ciência com as pessoas, garantindo a participação da comunidade desde a elaboração dos objetivos até a monitoramento dos resultados. Agroecologia se faz por meio de experimentação participativa. É no processo de construir conhecimento agroecológico que se educa e se investiga, de forma horizontal e atendendo as demandas das pessoas.

Conheça alguns dos Projetos de pesquisa que já realizamos:

Núcleo de Apoio a Extensão Rural Agroecológica no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia: diálogos inter-científicos e a construção do conhecimento agroecológico nas regiões centro oeste e sudoeste do Estado de São Paulo. Desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2014 a 2017

Extensão Rural Agroecológica no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia: unidades de referência, formação de formador, redes de apoio técnico e de consumo e mecanismos participativos de garantia da qualidade orgânica” desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2012-2013

Transição Agroecológica: sistematização e avaliação das estratégias de ATER do Programa de Extensão Rural Agroecológica – PROGERA no centro-sul e sudoeste do Estado de São Paulo desenvolvido com a UFRRJ” e apoiado pelo CNPq. – 2009 a 2011

Agroecologia e educação ambiental no ensino superior: construindo uma nova profissão por meio do ensino e a prática da extensão rural agroecológica nas diferentes regiões do País. Desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu e apoiado pelo CNPq – 2009 a 2010

Fomento à rede de pesquisa participativa e ATER agroecológica através da formação de agentes agroflorestais no âmbito da Articulação Paulista de Agroecologia. Desenvolvido em parceria com o IEA e apoiado pelo CNPq – 2008 a 2010

Alimentação animal, geração de renda e melhoria da qualidade de sistemas de produção animal do Assentamento Zumbi dos palmares. Desenvolvido com apoio do CNPq. 2006 a 2008

O Giramundo integra o grupo Ibero-americano de pesquisa ligado a iniciativa OSALA – Obervatório de SIstematização de Experiências Agroecológicas na América Latina e o Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da UNESP – Universidade Estadual Paulista.

Educamos e aprendemos

O Instituto realiza diversas atividades e eventos em âmbito municipal, regional, nacional e internacional.

Conheça alguns eventos que desenvolvemos:

Em julho de 2001 realizou o I Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e a Feira Regional de Produtos Orgânicos, Artesanato e Cultura de Botucatu e Região. O Encontro reuniu 600 participantes de 14 estados brasileiros e 5 paises, com repercussão nacional e internacional. A Feira foi visitada por 1500 pessoas da região (ver www.mutuando.org.br).

Em janeiro de 2002 a Organização realizou o evento “Façamos do Mundo a Terra de Todos”, que contou com atividades culturais diversas, sensibilizando a população local a respeito da questão do uso sustentável da terra no Brasil e no Mundo.

Ainda em 2002, em parceria com as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Botucatu, o Instituto realizou a Oficina Geradora de Turismo Ecológico destinada a pensar o turismo em Botucatu, por meio do enfoque participativo.

I Fórum Local de Desenvolvimento Sustentável, realizado em junho de 2005, o qual envolveu 23 organizações como co-organizadoras do evento.

O Giramundo realizou, em agosto de 2005, o II Encontro Internacional de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, que contou com a participação de 400 agricultores de todo o Estado de São Paulo e 1000 profissionais e estudantes da área das Ciências Agrárias de âmbito nacional.

Em junho de 2007 realizou o Seminário Nacional de formação em Agroecologia fortalecendo e concretizando em âmbito nacional seu papel de formador sobre o tema.

Em 2013 realizamos o III Encontro Internacional de Agroecologia, trazendo 80 palestrantes do mundo todo e 2.300 participantes durante quatro dias em Botucatu

Em 2016 realizamos a Feira de Saberes, Sabores e Sementes e já estamos na terceira edição.

Comunicamos

Comunicamos a Agroecologia de diversas formas, nas atividades diárias com agricultores e consumidores, em atividades educativas, na RadioGira, na elaboração de materiais educativos diversos, de filmes e reportagens e nas .

Baixe nossas Cartilhas Agroecológicas

Assista a alguns momentos do Instituto:

Desenvolvemos projetos

Desde 1998 o Instituto desenvolve projetos socioambientais de Desenvolvimento Sustentável junto às comunidades onde atua. Estes projetos receberam apoios governamentais, tais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério de Ciência e Tecnologia – CNPq, Prefeitura Municipal de Botucatu, Conselho da Criança e do Adolescente, entre outros. Recebemos apoios privados, com doações individuais de sócios contribuintes, doação internacional (Brazil Foundation) e doação de outras organizações como a FASE e a WWF-Brasil.

Conheça os principais projetos e programas:

Programa de Educação para o Consumo Consciente – desde 2008

Projeto Alimentação animal, geração de renda e melhoria da qualidade ambiental dos sistemas de produção animal – desde 2006.

Programa Gigante Guarani – Recuperação de nascentes e proteção da biodiversidade em corredores da Mata Atlântica sobre áreas de recarga do Sistema Aqüífero Guarani – desde 2006

Programa de apoio às mulheres e jovens na Agroecologia – desde 2005:

Segurança Alimentar e Geração de Renda nos Quintais;

Produção e beneficiamento de fitoterápicos produzidos por coletivos de mulheres de Itapeva

Formação de jovens rurais em Agroecologia

Programa de Formação de Quadros de ATER – formando jovens para o trabalho com Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica – desde 2004

PROGERA – Programa de Extensão Rural Agroecológica de Botucatu e Região – desde 2001

Projeto de Coleta Seletiva de lixo em parceria com a ACERVI e prefeitura municipal de Cerqueira César – de 1998 até 1999

O Resultado deste trabalho está expresso nos números abaixo:

  • 950 famílias atendidas
  • 8.600 pessoas capacitadas em cursos e eventos de formação
  • 1.500h de formação teórica em Agroecologia
  • 2.900h de formação prática agroecológica
  • 20 cadernos didáticos
  • Implantação de 38 Unidades Demonstrativas em Agroecologia
  • Plantio de 25.200 mudas de árvores nativas em Botucatu e região
  • Recuperação de 22 nascentes

Uma loja de comércio justo e solidário de produtos orgânicos, agroecológicos, artesanais e da agricultura familiar e camponesa. Ajudamos famílias produtoras a gerar renda e damos acesso à produtos de qualidade com preços acessíveis, popularizando o consumo de produtos orgânicos e naturais.

Queremos:

  • Aproximar o produtor rural e o consumidor final
  • Sensibilizar para o consumo consciente, no sentido de mudança de hábitos e atitudes
  • Tornar o produto acessível financeiramente ao consumidor, com preço justo ao produtor
  • Priorizar e Promover a produção local, artesanal e não-convencional
  • Fortalecer a identidade de cidade produtora de orgânicos no interior paulista
  • Dar acesso dos produtos e aumentar o número de pessoas consumidoras de orgânicos
  • Incluir Botucatu na rede de distribuição e comercialização de orgânicos e participar na consolidação da mesma
Curta o Arma-Zen no Facebook

Um espaço físico compartilhado, onde cada profissional tem autonomia para desenvolver seus trabalhos, reuniões, projetos, cursos e outras atividades práticas, além de conhecer, interagir, e se inspirar com profissionais de outras áreas. O princípio que rege este ambiente é aquele por trás de uma nova economia, uma nova sociedade e um novo estilo de vida. Somos solidários, criativos e colaboramos criando sinergias entre nossas profissões, talentos e ideais. Acreditamos que todo mundo trabalha melhor quando trabalha junto e por isso criamos um espaço especial e inovador.

Queremos:

Promover, de forma criativa, inovadora e colaborativa, iniciativas, projetos e ações para a comunidade de profissionais que atuam nas mais diversas áreas do conhecimento, com base em modelos sociais, profissionais e econômicos sustentáveis.

Curta o Co-Labore no Facebook

A Produtora de Conteúdos Mutuando é uma iniciativa do Instituto que visa registrar as atividades educativas realizadas e disponibiliza-las para acesso via internet. Os cursos serão de Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Plantas Medicinais, Pecuária Leiteira Ecológica, entre outros. Associado a este trabalho, pretendemos disponibilizar, em breve, uma especialização on line realizada por professores renomados, dando acesso a toda a população que se interesse pelo tema.

Curta o Mutuando no Facebook

Somos um coletivo de comunicadorxs independentes, produtorxs de informação de qualidade e programadorxs musicais experientes. Uma rádio na web que pode ser acessada livremente de qualquer parte do planeta. Seu conteúdo é produzido de forma colaborativa, por pessoas interessadas em construir uma programação diversa, com muita qualidade, músicas de todo o mundo, informação atual e conteúdo próprio.

Queremos:

  • Ocupar o espaço não preenchido pelas rádios locais, com uma programação de qualidade e de forma independente (suprapartidária, educativa, com boas músicas)
  • Comunicar melhor as ações que são feitas na cidade
  • Ser a resistência contra a perda dos direitos
  • Educar para a cidadania e a participação política
  • Apoiar os projetos do Instituto Giramundo Mutuando
Curta a Rádio Gira no FacebookOuça a Rádio Gira

ONDE ESTAMOS

INSTITUTO GIRAMUNDO MUTUANDO

Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL

tel. +55 14 3354 7868
contato@mutuando.org.br

© 2019 Instituto Giramundo Mutuando. Todos os direitos reservados.
Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL
tel. +55 14 3354 7868 | contato@mutuando.org.br