Prezado(a) Senhor(a),

Você ou sua empresa poderão ajudar a reverter a grave crise sócio-ambiental que vivemos na atualidade. As doações feitas por empresas podem mostrar aos clientes a sua preocupação com relação ao meio ambiente e a população mais carente, podendo ser deduzidas mediante o apoio a projetos cadastrados nas diversas leis de incentivo fiscal existentes, seja pessoa física ou jurídica.

Contribua com nossos projetos a ajude a construir um futuro melhor para seus filhos e netos.

Existem algumas formas de abater do imposto de renda ou de outros tributos parte ou a totalidade de suas doações realizadas aos projetos do Instituto Giramundo.

DOAÇÕES DE PESSOA FÍSICA E JURÍDICA:
Como pessoa física ou jurídica você também poderá doar ao Giramundo de forma dirigida aos projetos que desenvolvemos e abater do imposto de renda de acordo com duas leis de incentivos fiscais: Lei Rouanet e a Lei dos Conselhos e Fundos para os Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Nestes casos você deve anexar o recibo que lhe enviaremos junto à sua declaração de imposto de renda. Você pode optar por um ou mais projetos cadastrados em ambas as leis. Atualmente temos três projetos cadastrados:

  1. Juventude Rural, Agroecologia e Educação Ambiental: despertando o olhar da juventude rural para a importância da Natureza e da produção de alimentos de base ecológica: CMDCA de Botucatu e Lei Rouanet de Incentivo a Cultura
  2. Guia fotográfico Gigante Guarani: Lei Rouanet de Incentivo a Cultura
  3. A Cartilha Agroecológica: Lei Rouanet de Incentivo a Cultura

Atenção: para conhecer tudo sobre como doar para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, você poder acessar a cartilha do doador e realizar uma simulação no site do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo: http://www.botucatu.sp.gov.br/home.asp?include=cmdca&rolagem=-1

Para saber mais sobre a Lei Rouanet, limites de doações e deduções, consulte:
http://www.cultura.gov.br/site/2011/07/07/projetos-culturais-via-renuncia-fiscal/

DOAÇÕES DE PESSOA JURÍDICA DE LUCRO REAL A OSCIPS:

As doações de pessoa jurídica podem ser  deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda das empresas que trabalham com lucro real, até o limite de dois por cento do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução, efetuadas a OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público), observadas as seguintes regras:
a) as doações, quando em dinheiro, serão feitas mediante crédito em conta corrente bancária diretamente em nome da entidade beneficiária;
b) a pessoa jurídica doadora manterá em arquivo, à disposição da fiscalização, declaração, segundo modelo aprovado pela Secretaria da Receita Federal, fornecida pela entidade beneficiária, em que esta se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na realização de seus objetivos sociais, com identificação da pessoa física responsável pelo seu cumprimento;

Esclarecemos que a legislação pertinente pode ser encontrada nos sítios:
http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L9249.htm (Artigo 13, inciso segundo) e http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/MPV/2158-35.htm  (Artigo 59).
Estas Leis oferecem a possibilidade de uma eficiente parceria entre Governo e Poder Privado para apoio a projetos escolhidos pelo/a empresário/a e que se propõem a resolver os graves problemas ambientais e sociais que vivemos neste início de século.

As doações reforçam o compromisso do empresariado com a resolução de problemas socioambientais e com a neutralização das emissões de carbono geradas pela atividade econômica de suas empresas.
Apoiadas em estratégias de marketing corporativo, as empresas podem comunicar suas ações de responsabilidade socioambiental, o que facilita a aquisição de selos de qualidade e o acesso a mercados cada vez mais exigentes.

*OSCIP – O Instituto Giramundo Mutuando é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, segundo parecer n° 6982/2007.

Para saber quais projetos estão cadastrados nas leis de incentivo fiscal, entre em contato pelo e-mail:
diretoriageral@mutuando.org.br e através do fone/fax (14) 3354-7868