Os Cursos de Instituto Giramundo são destinados a profissionais e estudantes que pretendem ou já trabalham em comunidades. Os cursos têm sido bem avaliados na medida que ajudam os participantes a lidarem com situações onde sejam requeridas habilidades técnicas (veterinária, florestal e agronômica) e com a facilitação de processos grupais. Trabalhamos com diversas estratégias participativas de grupo, o que tornam os cursos bem dinâmicos.

O que a Giramundo pretende é formatar cursos locais, neste caso podemos realizá-los junto a entidades de apoio, escolas, ongs, etc. Já obtivemos apoio de prefeituras e universidades que arcaram com os custos.

 O cursos tem diferentes durações, para saber carga horária, conteúdo e valores, escreva para bia@mutuando.org.br . Para que os cursos ocorram de forma favorável é interessante que haja como mínimo 10 participantes e como máximo 50 pessoas. Os cursos já aconteceram em diversos locais como: Acre (SEATER),  São Paulo (CATI),   Araraquara – SP (Profs. das Escolas Municipais), Botucatu- SP (IBB e Faculdade de Veterinária da UNESP), Andradina e Iaras (assentamentos rurais) e no norte do Paraná.