Trabalhamos com agroecologia

Trabalhamos com agroecologia

como estratégia de superação da fome, da desigualdade e da crise ambiental no mundo

O que é Agroecologia ?

A Agroecologia é uma nova ciência que encara o desafio de superar a crise socioambiental e econômica que vivemos e é reconhecida pela ONU como a única forma de superar a fome no Planeta. No âmbito social e econômico, esta nova prática nos permite compreender melhor os problemas enfrentados pelos que vivem no campo assim como colocar em perspectiva os problemas consequentes do desequilíbrio social entre as populações urbanas e rurais. Em 2015, dados coletados pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) demonstraram que 84,72% da população brasileira vive em áreas urbanas contra 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.

Mesmo assim, 70% do nosso alimento é garantido pelos agricultores familiares da zona rural. A prática agroecológica é uma nova perspectiva que fortalece os saberes tradicionais, o trabalho em rede, a solidariedade e as relações de gênero, gerando autonomia e renda para os que vivem no campo. O apoio de quem vive nas cidades é fundamental para o sucesso da prática agroecológica, pois envolve conscientização e mudança de hábitos na hora da compra de um alimento. É direito do consumidor final, saber a procedência de seu alimento, ter acesso ao alimento de qualidade, sem contaminação de agrotóxicos, a um preço justo e acessível.

Levando em conta a questão ambiental, a prática agrícola agroecológica se preocupa com a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, fomenta os circuitos curtos de comercialização que evitam a emissão de gases de estufa para o planeta. Desta forma, as práticas são bem mais amigáveis e não utilizam insumos químicos e transgênicos.

A Agroecologia Política, por sua vez, permite construir uma ação crítica e transformadora e orienta para a construção de políticas públicas e de autonomias que beneficiam homens e mulheres no campo e na cidade.

Todos estes princípios são fundamentais na construção de uma nova sociedade e já estão presentes em inúmeras iniciativas espalhadas pelo mundo. Isso prova que a Agroecologia é, na prática, a base para a construção de modelos viáveis de agricultura e desenvolvimento.

84,4% das propriedades rurais do Brasil são de Agricultores Familiares
 
porém, ocupam apenas 24% do território agricultável do país
70% do alimento consumido diariamente vem da Agricultura Familiar
77% da mão de obra empregada no campo vem da Agricultura Familiar
 

Se o campo não planta, a cidade não janta

 

As famílias agricultoras do Brasil garantem em média 70% do alimento no nosso prato nas cidades e dependemos da produção delas para sobrevivermos. No entanto, não valorizamos nas cidades, o papel fundamental do campo.

Atualmente, temos vários fatores que colocam em risco a segurança alimentar no Brasil e no mundo: Até 2050 seremos 9 bilhões de seres na Terra e precisaremos assegurar acesso a alimentos de qualidade por meio da localização da produção e do consumo de forma verdadeiramente sustentável.

produzir e consumir localmente

As mudanças climáticas já nos afetam e comprometem diariamente as áreas agricultáveis do planeta. Não obstante, 30% dos solos do mundo já estão degradados e a biodiversidade está em risco diante do mau uso da terra e da utilização indevida de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Temos convicção de que problemas como a fome, o êxodo rural, a violência nas cidades, a pobreza e os problemas ambientais podem ser amenizados e até resolvidos com a ajuda da Agroecologia, do consumo de alimentos orgânicos de qualidade e da prática da Economia Solidária.

Já parou para pensar nos agrotóxicos ?

O Brasil é campeão mundial em uso de agrotóxicos
853 milhões de litros de agrotóxicos foram pulverizados em 2011
1/3 dos alimentos que consumimos estão contaminados
28% das amostras contém ingredientes não autorizados

Onde nos encaixamos nesse contexto ?

Desde 1.998, o Instituto Giramundo Mutuando desenvolve projetos e ações com agricultores familiares, com enfoque na população jovem e feminina do campo e da cidade. Saiba mais

Neste cenário, a missão do Instituto Giramundo Mutuando é promover mudanças na sociedade, educar para transformar realidades, valorizar a diversidade e as relações solidárias, por meio da agroecologia e do desenvolvimento sustentável.

O que fazemos ?

Articulamos

Fomentamos, apoiamos e participamos de diversas redes. Acreditamos que somente assim podemos mudar realidades. leia mais

Pesquisamos

Fazemos Ciência com as pessoas, garantindo a participação da comunidade desde a elaboração dos objetivos até a monitoramento dos resultados. leia mais

Educamos

Realizamos diversas atividades e eventos educativos em âmbito municipal, regional, nacional e internacional. leia mais

Comunicamos

Queremos dar acesso à todos sobre o que é a Agroecologia e como as pessoas podem se envolver nesta nova prática. leia mais

Desenvolvemos Projetos

Desde 1998 o Instituto desenvolve projetos socioambientais de Desenvolvimento Sustentável junto às comunidades onde atua. leia mais

Nossos empreendimentos sociais

A Agroecologia ainda é um tema distante da maioria das pessoas mesmo sendo uma ciência importante para a atualidade. Sua grandeza e a complexidade de suas inter-relações ainda não é de domínio público. Sensibilizar a sociedade e gerar recursos para auxiliar na Transição Agroecológica é urgente e o papel do Estado é cada vez menor.

Por este motivo criamos alguns empreendimentos sociais na sede do Instituto que podem gerar recursos para financiar nossas ações e projetos, difundir na prática os princípios da Agroecologia e vincular a sociedade nesta mudança.

Você pode se envolver com a nossa causa se associando a um dos nossos empreendimentos e ainda usufruir dos produtos, serviços e novas relações com todos que se associam.

Conheça um pouco mais sobre eles:

Arma-Zen

Conheça nossa loja de comércio justo e solidário de produtos orgânicos, agroecológicos, artesanais e da agricultura familiar e camponesa. Saiba mais

Co-labore

Você já pensou em compartilhar espaço de trabalho com pessoas sintonizadas em sustentabilidade e outras áreas afins? Saiba mais

Mutuando

A Produtora de Conteúdos Mutuando é uma iniciativa do Instituto que visa registrar as atividades educativas realizadas e disponibiliza-las para acesso via internet. Saiba mais

Rádio Gira

Uma rádio na web que pode ser acessada livremente de qualquer parte do planeta. Saiba mais

Nossos conteúdos

Comunicamos a Agroecologia de diversas formas, nas atividades diárias com agricultores e consumidores, em atividades educativas, na RadioGira, por meio de materiais educativos diversos, de filmes e reportagens e nas redes sociais.


Nossa comunidade

Encontre aqui quem faz o Instituto Giramundo Mutuando girar: nosso conselho, equipe de trabalho, nossos parceiros e amigos.


Onde estamos

Instituto Giramundo Mutuando

Rua Cardoso de Almeida 1207, Centro. CEP 18.605-000, Botucatu SP, BRAZIL

tel. +55 14 3354 7868
contato@mutuando.org.br